Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Governo do Amazonas desenvolve suplemento que pode amenizar os sintomas da Doença de Parkinson - Manaus 105.1 FM | 98.7 FM

Fale conosco via Whatsapp: +55 92 98425-5885

No comando: Música

Das 06:00 às 07:50

No comando: Notícia da Hora

Das 07:50 às 08:00

No comando: Panda Show

Das 10:00 às 12:00

No comando: Notícias da Hora

Das 12:00 às 12:10

No comando: Música

Das 12:10 às 14:00

No comando: Tubarão Show

Das 14:00 às 16:00

No comando: Música

Das 16:00 às 17:00

No comando: Minuto a Minuto Amazonas

Das 17:00 às 18:30

No comando: Música

Das 18:30 às 20:00

No comando: Voz do Brasil

Das 20:00 às 21:00

Governo do Amazonas desenvolve suplemento que pode amenizar os sintomas da Doença de Parkinson

Auxiliar na melhoria da nutrição e atenuar os sintomas clínicos da Doença de Parkinson, condição neurogenerativa que afeta milhões de pessoas em todo mundo. Esse é o foco do suplemento desenvolvido a partir da pesquisa “Desenvolvimento de nutri-fármaco nanoestruturado a partir da extração combinada da casca de cacau e guaraná para a atenuação de sintomas parkinsonianos”, da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).

Desenvolvida pelo Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico (Gerontec) da FUnATI, a iniciativa foi possível graças ao apoio da Samsung da Amazônia de acordo com a lei 8.837/91, tendo como Fundação de Apoio ao Hemoam Sangue Nativo – Manaus.

Chamado GuaCa, o suplemento é resultado de pesquisas que exploram os bioativos presentes no guaraná (Paullinia cupana) e na casca da semente do cacau (Theobroma cacao). Esses compostos demonstram potencial para reduzir o estresse oxidativo e a inflamação neuronal, fatores críticos no desenvolvimento da doença parkinsoniana.

De acordo com o reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, a pesquisa envolve análises químicas detalhadas e estudos in vitro e in vivo, garantindo a eficácia e segurança do produto.

“Um dos diferenciais do projeto é a incorporação de nanotecnologia, que aumenta a absorção dos compostos ativos e potencializa seus efeitos terapêuticos”, afirma.

Além de sua relevância terapêutica, o projeto também promove soluções sustentáveis, aproveitando subprodutos agroindustriais da Amazônia e impulsionando a economia circular da região.

Até o momento, a iniciativa já resultou na redação de uma patente e publicações científicas internacionais, reforçando sua relevância no campo da neurociência e nutrição funcional.

Com a finalização dos estudos pré-clínicos, os pesquisadores planejam avançar para testes clínicos em pacientes, validando a eficácia do suplemento na prática. Além disso, há perspectivas para a continuidade do projeto, buscando aprimorar o protótipo e expandir os estudos clínicos para tornar o GuaCa uma alternativa viável e acessível no tratamento complementar da Doença de Parkinson.

Deixe seu comentário:

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
  • Junior Marques – Carauari Amazonas
    terça-feira, jan 7. 2025 9:40 AM
    Bom dia, Especialmente Walter Yalas, o cara com quem tiver uma oportunidade de estagiar na extinta rádio à Critica FM a convite do nosso amigo Miberwal Jucá. Não sei se ainda lembra de mim, mas sou seu fã direto de Carauari
  • Roberto
    sexta-feira, dez 20. 2024 2:13 PM
    Boa tarde Allister monteiro
  • Ana
    sábado, dez 14. 2024 5:12 PM
    Qual era o nome da música que tava passando na tv aberta Manaus antes do clipe da Taylor Swift

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »

Bem-vindo à Rádio Manaus FM 98.7! Estamos no ar, trazendo a alegria e a cultura do Amazonas para você.

Aqui na Manaus FM, nossa programação é feita para todos. Tocamos as músicas que você gosta, contamos as notícias do dia e temos programas que falam da nossa cultura, da nossa gente e da nossa terra.