Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Gripe x Dengue: Saúde divulga principais sintomas das doenças e suas diferenças - Manaus 105.1 FM | 98.7 FM

Fale conosco via Whatsapp: +55 92 98425-5885

No comando: Música

Das 06:00 às 07:50

No comando: Notícia da Hora

Das 07:50 às 08:00

No comando: Panda Show

Das 10:00 às 12:00

No comando: Notícias da Hora

Das 12:00 às 12:10

No comando: Música

Das 12:10 às 14:00

No comando: Tubarão Show

Das 14:00 às 16:00

No comando: Música

Das 16:00 às 17:00

No comando: Minuto a Minuto Amazonas

Das 17:00 às 18:30

No comando: Música

Das 18:30 às 20:00

No comando: Voz do Brasil

Das 20:00 às 21:00

Gripe x Dengue: Saúde divulga principais sintomas das doenças e suas diferenças

O Amazonas enfrenta período chuvoso, de novembro a maio, que coincide com a sazonalidade de doenças como dengue e gripe (influenza). A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), enfatiza a diferença dos sintomas dessas doenças, facilitando a busca por atendimento médico em tempo adequado e diagnóstico correto.

Dengue e gripe são doenças que apresentam sintomas semelhantes, incluindo o aparecimento de febre, cansaço e dor no corpo. No entanto, diante da apresentação desses quadros clínicos, a dengue se diferencia com a febre alta imediata e o aparecimento de manchas vermelhas.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que, independentemente de qual for o diagnóstico, é importante que a população evite a automedicação, uma das ações de educação em saúde trabalhadas pela vigilância. “A automedicação é extremamente perigosa. É importante que quem está com sintomas busque atendimento médico para avaliação correta”, destaca.

Sinais e sintomas

A influenza é caracterizada por febre moderada a alta, dor de garganta, congestão nasal, coriza, tosse seca ou produtiva, dores musculares e articulares, cansaço e dor de cabeça. Já a dengue apresenta, além de dor de cabeça e dor muscular, febre alta, dor na região atrás dos olhos (dor retro-orbital), manchas vermelhas na pele (exantema), náuseas, vômitos e cansaço extremo.

Onde procurar atendimento

Para a dengue, a SES-AM destaca que, em casos leves, buscar atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS), coordenadas pelas Secretarias Municipais de Saúde. São sinais de risco para dengue: alteração da pressão arterial, dor abdominal e sinais de hemorragia (derrame ocular e sangramento de gengiva). Em casos graves, a orientação é buscar atendimento em unidades de emergência. A SES-AM conta com equipes capacitadas para prestar total assistência.

Para vírus respiratórios, a SES-AM ressalta que a rede de assistência hospitalar desenvolve estratégias essenciais no controle de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Entre as ações executadas estão triagem de sintomáticos respiratórios, testagem rápida para diagnóstico de covid-19, exames laboratoriais para identificação de outros vírus, exames de imagem e tratamento, conforme o quadro clínico do paciente.

A SES-AM reforça a importância de, no início dos sintomas gripais, beber bastante água, para se manter hidratado, usar máscara e buscar atendimento nas UBS. Em casos mais graves, buscar atendimento hospitalar. A SES-AM conta com 17 unidades de referência para atender a população, com equipes capacitadas para prestar total assistência.

Monitoramento e prevenção

A FVS-RCP realiza monitoramento do cenário epidemiológico de vírus respiratórios e arboviroses com alertas à rede de saúde, incluindo notas técnicas; além de distribuir insumos para ações de educação em saúde e mobilização social, tanto de prevenção de vírus respiratórios e das arboviroses.

Outras ações incluem a realização de reuniões técnicas junto às Secretarias Municipais de saúde, a distribuição de vacinas, testes de diagnóstico de covid-19 e medicamento oseltamivir, para tratamento de influenza. A FVS-RCP ressalta que toda a rede de assistência à saúde, tanto na capital como no interior do estado, está abastecida com testes para covid-19 e oseltamivir.

A FVS-RCP alerta, ainda, para a importância da prevenção de vírus respiratórios a partir de medidas simples, como a higienização frequente das mãos, a prática da etiqueta respiratória e evitar aglomerações. Para prevenir arboviroses, como a dengue, a orientação é combater os focos de acúmulo de água que são locais propícios para a criação de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti.

Deixe seu comentário:

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
  • Junior Marques – Carauari Amazonas
    terça-feira, jan 7. 2025 9:40 AM
    Bom dia, Especialmente Walter Yalas, o cara com quem tiver uma oportunidade de estagiar na extinta rádio à Critica FM a convite do nosso amigo Miberwal Jucá. Não sei se ainda lembra de mim, mas sou seu fã direto de Carauari
  • Roberto
    sexta-feira, dez 20. 2024 2:13 PM
    Boa tarde Allister monteiro
  • Ana
    sábado, dez 14. 2024 5:12 PM
    Qual era o nome da música que tava passando na tv aberta Manaus antes do clipe da Taylor Swift

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »

Bem-vindo à Rádio Manaus FM 98.7! Estamos no ar, trazendo a alegria e a cultura do Amazonas para você.

Aqui na Manaus FM, nossa programação é feita para todos. Tocamos as músicas que você gosta, contamos as notícias do dia e temos programas que falam da nossa cultura, da nossa gente e da nossa terra.