Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Segundo um levantamento realizado pelo projeto Blue Keepers, uma iniciativa do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, as garrafas PET e as tampas plásticas são os resíduos mais encontrados na desembocadura do Rio Tarumã-Açu, em Manaus. A presença crescente de plásticos na região reflete o descarte inadequado desses materiais, intensificando os problemas ambientais locais e afetando diretamente a fauna, a flora e a saúde das comunidades ribeirinhas.
Entre 2022 e 2023, mais de 55 mil itens foram recolhidos e catalogados em várias partes do Brasil, gerando um inventário detalhado sobre os principais desafios relacionados à poluição nos ambientes aquáticos. A pesquisa revelou que os fragmentos de plástico foram os resíduos mais abundantes, com 7.991 itens, o que corresponde a 15% do total analisado.
Carlo Pereira, CEO do Pacto Global, destacou que o projeto Blue Keepers representou um esforço colaborativo inédito entre o setor privado, a sociedade civil e as administrações municipais das áreas estudadas. “Com o apoio de grandes empresas, universidades, organizações da sociedade civil e prefeituras, conseguimos criar um banco de dados robusto que contribuirá para ações mais precisas no combate à poluição marinha oriunda de fontes terrestres”, afirmou Pereira.
Ele também ressaltou a importância do trabalho conjunto para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como os ODS 6 (Água Potável e Saneamento), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 14 (Vida na Água) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
Em parceria com a Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, o estudo identificou os resíduos mais frequentes nos ambientes aquáticos brasileiros:
O levantamento também evidenciou que os fragmentos de plástico lideram a lista de resíduos encontrados, refletindo o crescente impacto da degradação desse material nos ambientes analisados. Relatórios do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) apontam que os plásticos representam cerca de 85% de todo o lixo presente nos oceanos.